Almoço homenagem ao empresário João Casal da Metalurgia Casal

O clube UNESCO Aveiro esteve presente no almoço homenagem ao empresário João Casal da Metalurgia Casal

DSC00528

No dia 15 de Outubro de 2016, realizou-se um almoço-reunião-convívio organizado pela AIDA - Associação Industrial do distrito de Aveiro, no Restaurante Solar das Estátuas em Aveiro, com a presença do Empresário João Casal, fundador da antiga Metalurgia Casal. Além de uma homenagem ao fundador desta empresa, este encontro pretendeu também reflectir sobre a criação de um Museu da Indústria a erguer em Aveiro, entendido, não como uma manifestação nostálgica, mas como uma ferramenta de afirmação cultural do papel dos empresários na economia e na sociedade portuguesas, um espaço de memória e de projecto industrial, no sentido de quem não tem memória não tem futuro.

A Metalurgia Casal foi uma empresa líder no seu ramo, no contexto dos anos 1960-1980, capaz de criar uma Comunidade profissional de gente empreendedora, decisiva para a industrialização e para o progresso material da região. Por outro lado, a sua «Escola de Aprendizes» constituiu uma iniciativa pioneira de formação profissional de tipo «dual», em Portugal, que continua a atrair o interesse de académicos e outros estudiosos. Pretende-se que esta grande aventura industrial não se suma no esquecimento e negue às gerações vindouras a memória de tudo o que a Metalurgia Casal representou e representa.

O evento contou com uma intervenção do historiador Manuel Ferreira Rodrigues, professor da Universidade de Aveiro, autor da obra "Empresas e Empresários das Indústrias Transformadoras na Sub-região da Ria de Aveiro, 1864-1931" e investigador sobre a história da Metalurgia Casal.

O Clube UNESCO de Aveiro associou-se à homenagem ao Srº João Casal e ao projeto da constituição de um futuro Museu/Espaço Memória da Metalurgia Casal.

 

17/10/2016